Projetos Escolares: A Motivação para Aprender
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Sabemos que existem as matrizes curriculares com conteúdos “adequados” a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
Os Projetos extra-classe garantem um clima motivador para a aprendizagem visto que os alunos se envolvem de forma prazerosa nas atividades pois é a maioria respeita o protagonismo juvenil incluindo na maioria das vezes a música , a dança a literatura , criação de parodias , poesias , revistas e outros. Estas produções faz com que os alunos se sintam cooparticipante do processo ensino-aprendizagem o que lhes outorga o direito e o dever de produzir trabalhos e conhecimentos que envolvem a realidade local e global como meio rico e interativo da instituição educativa- trabalhar o conhecimento social integrado ao conhecimento escolar.
Projeto Festival de música na escola Estadual Idalice Nunes – Guanambi-Bahia
Atividade da EJA – Projeto 2010 – Colégio Estadual Idalice Nunes.
Foto do Projeto de Leitura realizado no Colégio Estadual Idalice Nunes Ano 2010.
Estas ilustrações apontam aspectos relevantes da elaboração e vivência de Projeto realizado no Colégio Estadual Idalice Nunes em Guanambi, bem como a importância que acarreta na organização de escola, abrangendo seu currículo organizacional.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.
Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.
Nesta perspectiva, espera-se poder contribuir para os profissionais comprometidos com a educação que buscam registrar em seu projeto maior (da escola) toda organização necessária para que a mesma possa acontecer
E você como se sente ao entrar na sala de aula como docente?
Alem dos exemplos citados o que mais você sugere para tornar as aulas interdisciplinares ?
Quais as contribuições dos Projetos escolares para as aprendizagens dos alunos?
Postado por Carmem.
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