sábado, 19 de março de 2011

REPORTAGEM SOBRE O PROJETO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CURSO AVANÇADO
ALUNA: MARIA CARMEM FERNANDES SILVA
ATIVIDADE 3 ETAPA 3


“Qualidade de vida é uma questão de educação”




REPORTAGEM DAS ATIVIDADES

O Colégio Estadual Idalice Nunes situa-se no Centro da cidade de Guanambi - BA, à Rua General Osório s/n. Atualmente atende 1.005 alunos nos três turnos, possuindo, as modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação Especial na Área de Surdez. A maioria dos alunos é oriunda de bairros periféricos, com baixo poder aquisitivo.
O referido colégio, preocupado com a participação dos alunos em questões ligadas às políticas públicas sobre meio ambiente, desenvolveu, ao longo do ano letivo de 2009, diversas atividades que tinham como tema central: “Qualidade de vida é uma questão de educação”, onde os professores e os alunos atuaram intensamente na defesa desse propósito.
Este relato busca apresentar as atividades, dados e o desenvolvimento do projeto executado pela equipe escolar. O objetivo é socializar e prestar contas à sociedade, dos resultados alcançados buscando afirmar a nossa proposta de trabalhar com a agenda da Secretaria Estadual de Educação.
O projeto meio ambiente desenvolvido sugere a necessidade de se criar mecanismo de superação dos problemas de aprendizagem dos alunos, detectados pela escola. Tais mecanismos são criados na intenção de diversificar o ensino tradicional, tornando–o mais interessante para alunos e professores. Nessa perspectiva, a realização deste projeto proporcionou uma aprendizagem mais agradável e prazerosa, por meio de novas construções para o desenvolvimento intelectual do educando, envolvendo-os num universo, que começa dentro da sala de aula e ultrapassa os seus limites.
Um universo que não se limita aos conteúdos escolares, mas engloba os potenciais artístico-culturais de comunidade entre e extra–escolar. Assim, as atividades culturais apareceram como parte da educação da unidade escolar e foi/é concebida como essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto educativo.
Destacaram–se, neste ano, os seguintes temas na construção do projeto político pedagógico.
. Meio Ambiente
. Preservação / desmatamento/queimadas
. Impacto Socioambiental
. Poluição
. Saneamento
. Patrimônio Cultural
. Bens Materiais e Imateriais.
A principal função desse trabalho foi contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
Por esta razão, constata-se a importância do estimulo ao trabalho coletivo em diferentes âmbitos, já que tal prática é capaz de reproduzir–se em diversas instancias da vida social.




Nessa perspectiva, o projeto foi elaborado com o objetivo de despertar os alunos para que pudessem, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
Assim, para atingirmos esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con-ceitos, foi preciso que a escola também trabalhasse com a formação de valores e atitudes.
Durante o ano, buscou-se realizar atividades interdisciplinares a fim de que houvesse a participação de todos os componentes curriculares.


A culminância ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, durante os três turnos, quando os discentes puderam expor seus trabalhos em stands que foram montados nas próprias salas de aula. Concomitante às exposições, aconteceram palestras com profissionais da área de saúde e saneamento, dramatizações e apresentações musicais.
A abertura do evento aconteceu às 9 horas do dia 26/11/2009 e contou com a presença da Diretora da DIREC 30, Helena Amaral, e da Professora Dete. Além de estarem presentes os alunos, professores e funcionários do Colégio Idalice Nunes.
A construção de um bom clima escolar por certo, está igualmente pautada no investimento em proposta educativa e em projetos que valorizem aqueles que compartilham o espaço escolar. Em seguida, os alunos apresentaram o Hino de Guanambi e a música Asa Branca, sob orientação do Instrutor Marcos Rogério da Escola de Música Deomídio Macedo. Logo após, houve apresentação da Paródia “Poluição”.




Ao longo de dois dias, além dessas atividades, a programação do evento foi enriquecedora e produtiva para a construção do conhecimento, a saber:
- Ginástica Rítmica Desportiva,
- Jogral com poemas sobre meio ambiente,
- Palestra e exposição da “Estação Piloto” da Embasa,
- Palestra: “Saneamento e Meio Ambiente”, pelo médico Dr. Alci Fernandes,
- Palestra sobre DST’s, com Thiago Malheiros, enfermeiro do PSF da comunidade local,
- Palestra: “Alimentação saudável”, com Alana Arruda, nutricionista, etc.
Um dos principais requisitos para o estabelecimento das práticas de trabalho coletivo nesta instituição é a experiência das sugestões envolvidas em ações simulares em outras esferas, tais como:

“A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mis urgente e importante par a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.”

PCN do Ensino Fundamental, temas transversais: Meio Ambiente e Saúde

Pode–se afirmar que um dos saldos mais positivos das práticas ambientais diz respeito à percepção dos rumos que a sociedade toma, assumindo a responsabilidade social de conservação e recuperação do meio ambiente degradado. Nesse enfoque, um projeto educativo, demanda uma postura de valorização do meio ambiente, onde espera-se um espaço físico limpo, ordenado e bem ocupado constituindo-se numa aspiração de todos integrantes de comunidades escolar.

“Somos frutos da paisagem em que vivemos: ela dita nosso comportamento e até nossos pensamentos, na medida em que reagimos a ela.”
Laurence Durrel


Percebeu uma tendência a valorização da memória social e também uma grande preocupação com o registro da nossa cultura. E isso nutre apelos para a valorização do nosso entorno tanto material e imaterial produzindo, nessa perspectiva, um sentimento de coparticipação .




Neste projeto utilizou-se de um mecanismo importante que fortalece a valorização da escola enquanto instituição e sua rede de relacionamento com movimentos diversos, o que, além de contribuir para superar o seu isolamento físico e social que vivenciam a maioria das instituições educativas.
O olhar respeitoso do outro pode provocar uma série de mudanças, no comportamento e nas atitudes dos estudantes e dos professores, significando a valorização e reconhecimento social. Segundo soares (2002), a existência social se dá pelo envolvimento e essencialmente pelo olhar do outro. Dessa forma, no que tange aos processos educacionais, essa premissa torna-se, particularmente, imprescindível.

Outro passo importante para a mudança ocorre no momento em que a direção possibilita a abertura do espaço escolar para os alunos e aos professores, pôr meio de estratégias de valorização destas, sem dúvida, são figuras de suma importância.



A realização do projeto assume um especial significado na medida em que são incorporadas no cotidiano e ao projeto político pedagógico padrões de relacionamento e atitude dos diversos atores da vida escolar.
As pinturas sobre O tema meio ambiente foram as mais freqüentes no ano 2009 tendo um peso muito importante em todas as disciplinas, tendo sua origem e inspiração nos problemas enfrentados pela escola em relação ao excesso de lixo produzido e a precariedade de saneamento e de coleta .Esses problemas ambientais acabam gerando um ambiente sujo e poluído, aumentando os casos de doenças e degradação do meio ambiente .
E para driblar esses problemas, por intermédio da conscientização dos alunos e da comunidade local sobre as questões ambientais.

“A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos amanhã, dependerão das nossas atividades de hoje. A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar natureza e a conservar o ambiente propicio à vida.”
Associação Nacional dos Inventores – ANI

A realização de trabalhos veiculados à reciclagem, ao reaproveitamento de material, a educação ambiental e à formação de uma consciência ecológica junto a questão ambiente fez com que o projeto se vinculasse á área de saúde, principalmente , ao conhecimento do corpo, com experiências que foram desde higiene bucal dos alunos , funcionários e suas famílias à questões envolvendo doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência sob a forma de palestras.
Além de toda a programação, nos stands houve exposições e explicações por parte dos alunos, que empolgados, compartilhavam com os visitantes explanações sobre questões ligadas à qualidade de vida.
Freire afirma que não se pode pensar pelos outros nem para os outros nem sem os outros.




Ao final do trabalho de exposição, sentimos que fizemos a nossa parte, na conscientizarão dos alunos, em relação ao meio ambiente, entendendo que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrario não teremos um futuro saudável para nossas vidas. Assim percebemos que o desenvolvimento sustentável é concebido como o aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Por fim, cabe ressaltar que o projeto apresentado teve um impacto direto em mudanças de atitudes, comportamento e valores. Percebeu-se o desenvolvimento de uma educação que renova os relacionamentos de modo a alterar as relações entre os diferentes atores, excitando a participação, o dialogo e apontando o desejo de mudanças de todos os envolvidos com a questão ambiental.



Dezembro - 2010
Guanambi – Bahia